segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Oficina 9

A cada encontro os professores saem mais confiantes e convencidos de que o Gestar contribui para o aprimoramento teórico e prático, e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
O estudo dos TP, depoimentos, contribuições, socialização das experiências são momentos preciosos e muito valorizados pelas cursistas.
Nesta oficina tivemos muitos relatos com práticas de leitura e escrita. Conhecer o que os alunos leem e o acesso à literatura visa rememorar as experiências dos alunos com a leitura e o contato com o texto literário. Partindo da oralidade até a produção escrita de histórias de leitura e a prática de falar esse assunto na escola, chegando a "Ciranda da leitura", cujo objetivo é aproximar os alunos dos textos e obras literárias.
"Ler para gostar" visa despertar o interesse e apreço pela leitura literária. Os alunos escolhem o livro a ser lido e a forma para apresentá-lo, oral e por escrito e promovem um "Palanque literário".
Investigando o texto. Com base em imagens e um roteiro os alunos criam "histórias malucas".
O espaço da poesia. Os alunos produzem "Retratos poéticos".
Todas as práticas relatadas pelos professores contemplam o desenvolvimento de atividades de produção textual, considerando as etapas planejamento, revisão e edição.

Oficina Livre

Dia 24/08/09, o encontro foi para revisar alguns projetos e confecção de materiais didáticos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Oficina 8

O encontro do dia 17/08/09 foi para trabalhar as unidades 23 e 24 do TP6; socializar o "Avançando na prática e andamento do projeto. Alguns professores não aplicaram as práticas pedagógicas em função da suspensão das aulas, devido a "Gripe A".
O TP 6 aborda assuntos de extrema relevância. O desenvolvimento das competências de leitura e dos processos de escrita são essenciais no ensino de Língua Portuguesa.O AAA 6 está recheado de sugestões interessantes a serem aplicadas.
No processo de planejamento da escrita, revisão e edição os cursistas procuram acompanhar e orientar seus alunos durante a realização das produções. Promovendo a leitura compartilhada, a troca de textos com os colegas, avaliando e sugerindo alteraçãoes, revisão, até chegar a edição.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Oficina 7



Dia 03/08/09 retomei as atividades do Gestar junto ao grupo de cursistas com a dinâmica "Amigos". Elas estavam empolgados, queriam saber as novidades referentes a 2ª etapa do curso.Tivemos um momento para repasses e esclarecimento de dúvidas.


Em seguida estudamos as unidades 21 e 22 do TP6. Todas foram muito solícitas, realizaram as atividades propostas.


No intervalo, o grupo prestou homenagem a cursista Lucimara que esteve de aniversário e na ocasião fizemos um "Chá de Fraldas", pois a mesma está grávida. Foi um momento de descontração e brincadeiras.


Na sequência, as professoras fizeram o planejamento de algumas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.


Para finalizar a mensagem "As palavras".

Oficina 7





Para mim a primeira fase do Gestar foi um momento de aprendizado, muitos desafios e gratificante.


De 20/07 a 24/07/09 aconteceu a 2ª etapa do curso Gestar II. Uma semana de troca de conhecimentos e experiências. O grupo contribuiu significativamente, oportunizando novos olhares e saberes sobre a educação.

Segunda etapa GestarII

Comunicação
Amizade
Magia
Busca
Oportunidades
Releitura
Interação
União