segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Oficina 9

A cada encontro os professores saem mais confiantes e convencidos de que o Gestar contribui para o aprimoramento teórico e prático, e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
O estudo dos TP, depoimentos, contribuições, socialização das experiências são momentos preciosos e muito valorizados pelas cursistas.
Nesta oficina tivemos muitos relatos com práticas de leitura e escrita. Conhecer o que os alunos leem e o acesso à literatura visa rememorar as experiências dos alunos com a leitura e o contato com o texto literário. Partindo da oralidade até a produção escrita de histórias de leitura e a prática de falar esse assunto na escola, chegando a "Ciranda da leitura", cujo objetivo é aproximar os alunos dos textos e obras literárias.
"Ler para gostar" visa despertar o interesse e apreço pela leitura literária. Os alunos escolhem o livro a ser lido e a forma para apresentá-lo, oral e por escrito e promovem um "Palanque literário".
Investigando o texto. Com base em imagens e um roteiro os alunos criam "histórias malucas".
O espaço da poesia. Os alunos produzem "Retratos poéticos".
Todas as práticas relatadas pelos professores contemplam o desenvolvimento de atividades de produção textual, considerando as etapas planejamento, revisão e edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário