segunda-feira, 15 de junho de 2009

Oficina 4






Dia 08/06/09 estudamos a unidade 15 "Mergulho no texto". Trabalhamos a importância das perguntas nos vários momentos da leitura. A unidade 16 "A produção textual". Já com a leitura prévia em casa, discutimos alguns pontos pertinentes, fiz algumas considerações sobre os tópicos mais importantes e realizamos algumas atividades do TP4 .


Houve um momento de descontração, através da apresentação de slides "Expressões idiomáticas. Os cursistas se empolgaram e participaram ativamente.








A cada oficina percebe-se maior entrosamento e empenho dos professores. Estudo, trabalho em grupo e envolvimento nas atividades propicia momentos valiosos para construção de novos saberes.


A socialização do avançando na prática enriquece e oportuniza novas práticas. Os professores se sentem satisfeitos com os resultados. Os alunos participam e se envolvem nas atividades, muitas vezes não percebem a troca de aula ou o sinal para o intevalo, pois querem concluir os trabalhos.


Algumas transposições didáticas aplicadas pelos cursistas:






* "O que dizem os rótulos?" Atividade de preparação da escrita.





* "Imagens do da-a-dia" Relacinando letramento, escrita e cultura.
* "Festas populares" Cultura, os usos sociais e funções da escrita.
* "Cidade dos sonhos" A amplitude e o papel do conhecimento prévio.
Alguns alunos realizaram os trabalhos com sucesso, outros apresentaram dificuldades para transpor as ideias, precisando de ajuda e reforço.
O projeto jornal na escola é uma experiência interessante . Os relatos e registros mostram o crescimento e empolgação dos alunos. Há defasagem em alguns pontos que precisam ser retomados. Mas vale a pena ver o resultado.


sábado, 6 de junho de 2009

Projeto

A encontro do dia 01/06/09 foi para estudo e elaboração do projeto.
Alguns cursistas apresentaram as propostas, os temas a serem desenvolvidos, estão buscando leituras para a fundamentação teórica. Outros ainda não definiram, mas já tem algumas idéias.

Oficina 3



Dia 25/05/09 , neste encontro houve socialização das transposições didáticas referentes as unidades 11 e 12 do TP3, estudo das unidades 13 e14 do TP4 e esclarecimento de dúvidas e sugestões para a elaboração do projeto.


Para identificar aspectos de sequência tipológica foram desenvolvidas atividades


dando ênfase a descrição, narração e dissertação. Através da descrição puderam produzir imagens com textos verbais e não verbais, caracterizando objetos, pessoas para serem identificados pelos colegas da classe. A Partir daí desenvolveram a narração e dissertação.



Com o gênero carta e cartão postal o desenvolvimeto de um trabalho para identificar as sequências predominantes.



Com uma crônica, a transcrição dos tipos: expositivo, argumentativo, descritivo e narrativo.



Como gênero receita "Balas para o crescimeto", os alunos perceberam como ocorre mudança de um gênero para o outro. Na sequência fez-se a transposição de gêneros.



Observando a necessidade de mudanças comportamentais, a partir do gênero receita, os alunos produziram textos de boas maneiras. As produções foram apresentadas para as tumas e expostas em mural.



Intertextualidade entre gêneros, após interpretação e análise, a professora mostrou como o gênero bíblico contribui na construção de sentido do gênero publicitário.



Todas as atividades foram significativas, oportunizando a prática da oralidade, leitura e escrita. O ter "o que dizer, para quem dizer, e o porquê dizer", é muito importante para quem escreve, os alunos se sentem valorizados e motivados. As produções textuais estão indo além da sala de aula. É gratifcante ver como a equipe está atuando e aplicando a proposta do programa Gestar II.