Dia 08/06/09 estudamos a unidade 15 "Mergulho no texto". Trabalhamos a importância das perguntas nos vários momentos da leitura. A unidade 16 "A produção textual". Já com a leitura prévia em casa, discutimos alguns pontos pertinentes, fiz algumas considerações sobre os tópicos mais importantes e realizamos algumas atividades do TP4 .
Houve um momento de descontração, através da apresentação de slides "Expressões idiomáticas. Os cursistas se empolgaram e participaram ativamente.
A cada oficina percebe-se maior entrosamento e empenho dos professores. Estudo, trabalho em grupo e envolvimento nas atividades propicia momentos valiosos para construção de novos saberes.
A socialização do avançando na prática enriquece e oportuniza novas práticas. Os professores se sentem satisfeitos com os resultados. Os alunos participam e se envolvem nas atividades, muitas vezes não percebem a troca de aula ou o sinal para o intevalo, pois querem concluir os trabalhos.
Algumas transposições didáticas aplicadas pelos cursistas:
* "O que dizem os rótulos?" Atividade de preparação da escrita.
* "Imagens do da-a-dia" Relacinando letramento, escrita e cultura.
* "Festas populares" Cultura, os usos sociais e funções da escrita.
* "Cidade dos sonhos" A amplitude e o papel do conhecimento prévio.
Alguns alunos realizaram os trabalhos com sucesso, outros apresentaram dificuldades para transpor as ideias, precisando de ajuda e reforço.
O projeto jornal na escola é uma experiência interessante . Os relatos e registros mostram o crescimento e empolgação dos alunos. Há defasagem em alguns pontos que precisam ser retomados. Mas vale a pena ver o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário