Dia 28/09/09 nos encontramos com o objetivo de socializar as aulas aplicadas e estudar as inidades 3 e 4 do TP1.
Houve debate e considerações sobre os tópicos mais importantes. Cada professor fez colocações sobre o estudo prioritário de textos no ensino aprendizagem de línguas, bem como a importância da leitura e seu poder de transformação.
Algumas práticas socializadas:
"Sociedade, cultura, língua". Trabalho de leitura e compreensão que visa mostrar as diferenças culturais e povos com diferentes modos de viver, caracterizando discriminação e preconceito.
"Gírias, dialetos". Através de gírias do dia-a-dia dos alunos, identificar as gírias de grupos sociais da comunidade: pescadores, cominhoneiros, capoeristas, surfistas, etc...
"Cada grupo com seu modo de falar. "Usando a análise dos diferentes variedades linguísticas, através de fragmentos de leitura do livro"A língua de Eulália", depoimento de familiares, gírias, os alunos percebem a grande diversidade da língua.
"Mergulho no texto". Com o propósito argumentativo e compreensão de implícitos , com a música "Que país é esse" a reflexão sobre o tema corrupção, pobreza, desemprego, violência, discriminação. Em seguida a exposição em data show da mensagem de João Ubaldo "Precisa-se de matéria-prima para construir um país"com debate sobre as questões sociais. E com a música "É preciso saber viver" socializou-se lições de qualidade de vida, de solidariedade e de interação com o grupo.
"O processo de ler as entre-linhas do texto teve a mais significativa meta alcançada nessa aula". Segundo a cursista Raquel.
"Produção de texto jornalístico" Os alunos produziram uma nótícia para o jornal da cidade apresentando as atividades desenvolvidas na escola sobre o folclore,cujo objetivo é o resgate cultural.
No momento dos relatos percebe-se o brilho no olhar e a realização dos professores com o resultado dos trabalhos desenvolvidos.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário