domingo, 5 de julho de 2009

OFICINA 5

Dia 22/06/09 o encontro iniciou com o texto “Faça a diferença” ressaltando a importância do trabalho de cada na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Divididos em pequenos grupos, cada equipe preparou uma unidade e expôs ao grande grupo. Houve depoimentos e considerações pertinentes ao conteúdo tratado.
O momento dos relatos é considerado o ponto de maior relevância para o grupo. Há participação e empenho de todos os cursistas. Quando não é possível uma aplicação didática, o grupo discute e aplica em um outro momento.
Os relatos comprovam que as atividades são importantes, atendem ao interesse dos alunos, pois parte dos conhecimentos e vivência dos mesmos.
Práticas aplicadas:
“Organização do texto”
Com trechos de textos, os alunos, organizam os parágrafos em sequência lógica e coerência, formando o todo.
“Planejamento para a escrita”
Texto organizado, exploração da leitura, compreensão, levantamento de perguntas, fornecendo “pistas” para chegar ao tema central. “Anúncio”, campanhas promocionais que iludem o consumidor, muitas vezes com propagandas enganosas. A partir daí a criação de cartilha do consumidor, orientando quanto aos apelos mencionados.
Criação de cartão postal e trocar com os colegas de sala de aula.
“Trabalho com perguntas”
Com o texto “admirável mundo louco” de Ruth Rocha, desenvolvimento de atividades orais, levando o aluno a fazer perguntas, objetivando o entendimento e autonomia do leitor.
“Ler para aprender”
A partir do projeto “Cidadania” após pesquisa, leitura e debate sobre o tema. A criação de cartazes e panfletos informativos sobre direitos e deveres do cidadão.
Nesta oficina não foi possível concluir as unidades previstas, ficando para o encontro do dia 29/06/09.


Dia 29/06/09 nos encontramos para concluir estudos das unidades 17 e 18 do TP5.
Levei alguns materiais interessantes, que foram mencionados no encontro passado, como: Cadernos da “Olimpíada da Língua Portuguesa” e o da Prova Brasil. Foram feitas considerações, abordamos várias aplicações em aula e alguns professores levaram como sugestões.
Já com estudo em pequenos grupos, as equipes expuseram o conteúdo para o grande grupo. Houve discussão, debate e realização de atividades para exemplificar. Preparamos e selecionamos alguns “Avançando na prática” e algumas aulas do AAA para aplicar com os alunos, de acordo com as seções estudadas.
A equipe é muito dedicada e participativa. Todos colaboram e dão o melhor de si.


O encontro do dia 15/0609 foi para a elaboração do projeto. A maioria já está em andamento.
Os professores mostraram suas propostas, a necessidade e os motivos para estar desenvolvendo determinado tema.
Alguns cursistas reclamam a falta de apoio por parte da direção da escola e do assistente pedagógico da escola que tentam dificultar o trabalho do professo. Não disponibilizam material didático, reclamam com barulho, movimento dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário