sábado, 11 de julho de 2009

Oficina 6




Dia 06/07/09 iniciamos a oficina com a leitura do poema “Trem de ferro” de Manoel Bandeira, lembrando os recursos usados para dar sentido e expressividade ao texto.
Na sequência, passamos para os relatos das experiências didáticas.
Algumas sugestões aplicadas:
“Tonalidade emotiva da voz”
Com o texto “Palavra” de Adriana Falcão, o trabalho com leitura, debate em torno das definições que a palavras expressam, o sentimento que cada uma desperta em quem as usa, destacando frases mais significativas. Para concluir os alunos citaram palavras e as motivações que sentem nelas. Ex.: “Bola lembra futebol.” “ Tarefa lembra escola.” “ Praia lembra férias.”
“Recursos expressivos ligados aos sons da palavras”
Acionando conhecimento sobre cultura popular e o folclore brasileiro, o desafio com travalínguas. Após leitura de alguns travalínguas a aplicação de uma gincana chamada “Bomba”.O objetivo é identificar referências populares e desenvolver habilidade de leitura e destreza com rimas das palavras que brincam com os sons e com o sentido que as mesmas apresentam, quando organizadas em um texto.
“Coerência em textos não verbais”
Os alunos são convidados a procurar pistas que auxiliam na construção da sequência da história. Através de leitura compartilhada, enumeram os quadros. Em sequência recontam a história marcando a união das partes com conectivos, observando a coerência textual.
“Continuidade de sentidos”
Trabalho com texto publicitário mesclando linguagem verbal e não verbal. Através da frase “É fácil imaginar o futuro do planeta sem água.” Levantar discussão sobre o sentido da mesma e como ela se relaciona com a imagem, mostrando que a coerência deste texto depende da imagem que “vemos” nele. Para finalizar, a produção de texto informativo articulando as informações coerentemente.
“Jornal SOS Ecologia”
É a continuação de um trabalho com jornal, que vem sendo desenvolvido em uma escola. A cursista está trabalhando com seus alunos sobre artigo de opinião e aponta resultados significativos. Há empenho, interesse dos participantes e boas produções.
Em seguida, passamos para o estudo da unidade 19 do TP5. Fiz alguns questionamentos. Debatemos o assunto das seções, apontando os aspectos mais relevantes e a realização de atividades para exemplificar o assunto. O grupo realizou atividades sobre o texto “Ampliando nossas referências”
Encerramos o encontro com a frase “O processo de escrever é difícil? Mas como chamar de difícil o modo caprichoso e natural como uma flor é feita.” (Clarice Lispector). Os cursistas teceram comentários sobre a mensagem e sobre a oficina.

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