domingo, 5 de julho de 2009

OFICINA 5

Dia 22/06/09 o encontro iniciou com o texto “Faça a diferença” ressaltando a importância do trabalho de cada na melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Divididos em pequenos grupos, cada equipe preparou uma unidade e expôs ao grande grupo. Houve depoimentos e considerações pertinentes ao conteúdo tratado.
O momento dos relatos é considerado o ponto de maior relevância para o grupo. Há participação e empenho de todos os cursistas. Quando não é possível uma aplicação didática, o grupo discute e aplica em um outro momento.
Os relatos comprovam que as atividades são importantes, atendem ao interesse dos alunos, pois parte dos conhecimentos e vivência dos mesmos.
Práticas aplicadas:
“Organização do texto”
Com trechos de textos, os alunos, organizam os parágrafos em sequência lógica e coerência, formando o todo.
“Planejamento para a escrita”
Texto organizado, exploração da leitura, compreensão, levantamento de perguntas, fornecendo “pistas” para chegar ao tema central. “Anúncio”, campanhas promocionais que iludem o consumidor, muitas vezes com propagandas enganosas. A partir daí a criação de cartilha do consumidor, orientando quanto aos apelos mencionados.
Criação de cartão postal e trocar com os colegas de sala de aula.
“Trabalho com perguntas”
Com o texto “admirável mundo louco” de Ruth Rocha, desenvolvimento de atividades orais, levando o aluno a fazer perguntas, objetivando o entendimento e autonomia do leitor.
“Ler para aprender”
A partir do projeto “Cidadania” após pesquisa, leitura e debate sobre o tema. A criação de cartazes e panfletos informativos sobre direitos e deveres do cidadão.
Nesta oficina não foi possível concluir as unidades previstas, ficando para o encontro do dia 29/06/09.


Dia 29/06/09 nos encontramos para concluir estudos das unidades 17 e 18 do TP5.
Levei alguns materiais interessantes, que foram mencionados no encontro passado, como: Cadernos da “Olimpíada da Língua Portuguesa” e o da Prova Brasil. Foram feitas considerações, abordamos várias aplicações em aula e alguns professores levaram como sugestões.
Já com estudo em pequenos grupos, as equipes expuseram o conteúdo para o grande grupo. Houve discussão, debate e realização de atividades para exemplificar. Preparamos e selecionamos alguns “Avançando na prática” e algumas aulas do AAA para aplicar com os alunos, de acordo com as seções estudadas.
A equipe é muito dedicada e participativa. Todos colaboram e dão o melhor de si.


O encontro do dia 15/0609 foi para a elaboração do projeto. A maioria já está em andamento.
Os professores mostraram suas propostas, a necessidade e os motivos para estar desenvolvendo determinado tema.
Alguns cursistas reclamam a falta de apoio por parte da direção da escola e do assistente pedagógico da escola que tentam dificultar o trabalho do professo. Não disponibilizam material didático, reclamam com barulho, movimento dos alunos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Oficina 4






Dia 08/06/09 estudamos a unidade 15 "Mergulho no texto". Trabalhamos a importância das perguntas nos vários momentos da leitura. A unidade 16 "A produção textual". Já com a leitura prévia em casa, discutimos alguns pontos pertinentes, fiz algumas considerações sobre os tópicos mais importantes e realizamos algumas atividades do TP4 .


Houve um momento de descontração, através da apresentação de slides "Expressões idiomáticas. Os cursistas se empolgaram e participaram ativamente.








A cada oficina percebe-se maior entrosamento e empenho dos professores. Estudo, trabalho em grupo e envolvimento nas atividades propicia momentos valiosos para construção de novos saberes.


A socialização do avançando na prática enriquece e oportuniza novas práticas. Os professores se sentem satisfeitos com os resultados. Os alunos participam e se envolvem nas atividades, muitas vezes não percebem a troca de aula ou o sinal para o intevalo, pois querem concluir os trabalhos.


Algumas transposições didáticas aplicadas pelos cursistas:






* "O que dizem os rótulos?" Atividade de preparação da escrita.





* "Imagens do da-a-dia" Relacinando letramento, escrita e cultura.
* "Festas populares" Cultura, os usos sociais e funções da escrita.
* "Cidade dos sonhos" A amplitude e o papel do conhecimento prévio.
Alguns alunos realizaram os trabalhos com sucesso, outros apresentaram dificuldades para transpor as ideias, precisando de ajuda e reforço.
O projeto jornal na escola é uma experiência interessante . Os relatos e registros mostram o crescimento e empolgação dos alunos. Há defasagem em alguns pontos que precisam ser retomados. Mas vale a pena ver o resultado.


sábado, 6 de junho de 2009

Projeto

A encontro do dia 01/06/09 foi para estudo e elaboração do projeto.
Alguns cursistas apresentaram as propostas, os temas a serem desenvolvidos, estão buscando leituras para a fundamentação teórica. Outros ainda não definiram, mas já tem algumas idéias.

Oficina 3



Dia 25/05/09 , neste encontro houve socialização das transposições didáticas referentes as unidades 11 e 12 do TP3, estudo das unidades 13 e14 do TP4 e esclarecimento de dúvidas e sugestões para a elaboração do projeto.


Para identificar aspectos de sequência tipológica foram desenvolvidas atividades


dando ênfase a descrição, narração e dissertação. Através da descrição puderam produzir imagens com textos verbais e não verbais, caracterizando objetos, pessoas para serem identificados pelos colegas da classe. A Partir daí desenvolveram a narração e dissertação.



Com o gênero carta e cartão postal o desenvolvimeto de um trabalho para identificar as sequências predominantes.



Com uma crônica, a transcrição dos tipos: expositivo, argumentativo, descritivo e narrativo.



Como gênero receita "Balas para o crescimeto", os alunos perceberam como ocorre mudança de um gênero para o outro. Na sequência fez-se a transposição de gêneros.



Observando a necessidade de mudanças comportamentais, a partir do gênero receita, os alunos produziram textos de boas maneiras. As produções foram apresentadas para as tumas e expostas em mural.



Intertextualidade entre gêneros, após interpretação e análise, a professora mostrou como o gênero bíblico contribui na construção de sentido do gênero publicitário.



Todas as atividades foram significativas, oportunizando a prática da oralidade, leitura e escrita. O ter "o que dizer, para quem dizer, e o porquê dizer", é muito importante para quem escreve, os alunos se sentem valorizados e motivados. As produções textuais estão indo além da sala de aula. É gratifcante ver como a equipe está atuando e aplicando a proposta do programa Gestar II.







quinta-feira, 14 de maio de 2009


Oficina 2






Dia 11/05/09 aconteceu a oficina 2 para estudo das unidades 11 e 12 do TP3 e relato das transposições didáticas referentes a unidades 9 e 10 do mesmo caderno.
Primeiramente, fizemos a leitura do texto "Na mata". Houve discussão em torno do assunto, personagens explícitos e implícitos.
Em seguida a socialização das experiências aplicadas em sala de aula, "Avançando na prática".
Um momento que proporciona grande enriquecimento para o grupo. Houve participação ativa por parte dos cursista, que se empenharam muito, como mostra os registros.
Alguns utilizaram jornais, recortando diversos textos para trabalhar com gêneros empíricos em sala de aula. Trabalhando leitura, compreensão, identificando o gênero textual e sua finalidade.

quarta-feira, 13 de maio de 2009