terça-feira, 20 de outubro de 2009

Oficina 11

Encontro para troca de informações, atividades e conhecimentos. Os professores selecionaram atividades do caderno "Prova Brasil" e elaboraram um simulado. Organizaram também outras sugestões de exercícios interessantes contemplando as várias possibilidades de organização da frase e do período.
O assunto abordado "Gramática: seus vários sentidos" nos leva a pensar sobre o ensino reflexivo da língua. Devemos oportunizar a ampliação de usos da língua nas mais variadas situações sociocomunicativas. É importante desenvolver a competência comunicativa considerando as situações de interação e das condições em que se dá a interlocução. O aspecto linguístico é relevante quando contextualizado e significativo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Parabéns professores, educadores!!!!

Professor
Que lindo e simples resumo da tarefa da educação!
Plantar jardins, construir cidades-jardins,
mudar o mundo, torná-lo belo e manso.
Aprender construind.
Aprender fazendo.
Para que as crianças possam brincar.
Para que os adultos possam voltar a ser crianças.
E espalhar sonhos,
porque jardins, cidades e povos
se fazem com sonhos.
Uma bola de sementes brancas,
agente dá um sopro, as sementes saem voando
como se fossem para-quedas,
para irem nascer lá longe, onde o vento as levou...
Assim é o educador: uma bola de sementes-palavras
onde se encontra o sonho que ele deseja plantar.
(Rubem Alves)
Parabéns a todos os professores!!! Outubro/2009
Formadora: Ivonete Scarpari Citadin

terça-feira, 6 de outubro de 2009

PROJETOS GESTAR II



PROJETOS GESTAR II

Dia 05/10/09, oficina para acompanhamento e execução do projeto.
As cursistas estão empolgadas e satisfeitas com os resultados que vem alcançando com a implantação do projeto.
O projeto “Jornal Escolar, Mural e Blog em Sala de Aula” da professora Raquel conquistou o primeiro lugar na categoria Multidisciplinar na Feira de Ciências da 22ª GERED. São atividades contínuas que envolvem a participação de todas as disciplinas e valoriza as contribuições, divulgando as produções textuais dos alunos.
Daniela está desenvolvendo o projeto “Diferentes Gêneros Textuais Usando a Tecnologia Educacional como Apoio na Aprendizagem” que visa aliar a tecnologia ao aprendizado dos alunos.
A professora Jucilete está aplicando ”História em Quadrinhos”. Uma sequência de aulas que estimula a leitura e produção de textos.
Vanilda está aplicando “Produção de Texto com Ênfase na Coerência, Coesão e Ortografia” cujo objetivo é ampliar a capacidade de leitura e escrita, produzindo textos coerentes e legíveis.
Lissandra está trabalhando “Ensino de Gêneros Textuais na Escola” que visa disseminar a proposta de ensino da Língua Portuguesa com o uso de gêneros textuais, colaborando no planejamento do ensino da leitura, escrita e oralidade.
Joelma vem aplicando o gênero literário “Poemas” e tem como objetivo despertar emoções, transmitir ideias, experiências, divertir, fazer pensar o mundo de um jeito novo.
Maria Cecília desenvolveu o tema “Cidadania” priorizando a produção de texto informativo e elaboração de panfletos com o título Instrumentos de Cidadania.
Lucimara aplicou o projeto “Leitura e Escrita – Desenvolvendo o Hábito e o Gosto pela Leitura e Escrita” com a finalidade de enfocar os gêneros carta, resenha e texto dramático.
Todos os professores estão otimistas com relação aos trabalhos que vem desenvolvendo. Há algumas dificuldades, porém os pontos positivos são mais relevantes.
Neste encontro houve uma confraternização em homenagem ao dia do professor.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Oficina 10

Dia 28/09/09 nos encontramos com o objetivo de socializar as aulas aplicadas e estudar as inidades 3 e 4 do TP1.
Houve debate e considerações sobre os tópicos mais importantes. Cada professor fez colocações sobre o estudo prioritário de textos no ensino aprendizagem de línguas, bem como a importância da leitura e seu poder de transformação.
Algumas práticas socializadas:
"Sociedade, cultura, língua". Trabalho de leitura e compreensão que visa mostrar as diferenças culturais e povos com diferentes modos de viver, caracterizando discriminação e preconceito.
"Gírias, dialetos". Através de gírias do dia-a-dia dos alunos, identificar as gírias de grupos sociais da comunidade: pescadores, cominhoneiros, capoeristas, surfistas, etc...
"Cada grupo com seu modo de falar. "Usando a análise dos diferentes variedades linguísticas, através de fragmentos de leitura do livro"A língua de Eulália", depoimento de familiares, gírias, os alunos percebem a grande diversidade da língua.
"Mergulho no texto". Com o propósito argumentativo e compreensão de implícitos , com a música "Que país é esse" a reflexão sobre o tema corrupção, pobreza, desemprego, violência, discriminação. Em seguida a exposição em data show da mensagem de João Ubaldo "Precisa-se de matéria-prima para construir um país"com debate sobre as questões sociais. E com a música "É preciso saber viver" socializou-se lições de qualidade de vida, de solidariedade e de interação com o grupo.
"O processo de ler as entre-linhas do texto teve a mais significativa meta alcançada nessa aula". Segundo a cursista Raquel.
"Produção de texto jornalístico" Os alunos produziram uma nótícia para o jornal da cidade apresentando as atividades desenvolvidas na escola sobre o folclore,cujo objetivo é o resgate cultural.
No momento dos relatos percebe-se o brilho no olhar e a realização dos professores com o resultado dos trabalhos desenvolvidos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Encontro 21/09/09










Nesta oficina tivemos a oportunidade de participar de dois projetos: "Verde é vida" e "Cidadania"apresentados pela cursista Maria Cecília.




O primeiro visa a utilização e aproveitamento do espaço físico da escola para o plantio de hortaliças, ervas medicinais e jardinagem. Na ocasião degustamos um delicioso chá preparado pelos alunos da escola com as ervas colhidas.




A professora, juntamente com os alunos elaboraram panfletos instrutivos com os tipos e indicação das ervas medicinais.




O projeto "Cidadania" mostrou a importância da documentação para o exercício da cidadania plena. Uma das atividades desenvolvidas foi a produção de um manual de instrição com o tema "Instrumento de Cidadania"

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Oficina 9

A cada encontro os professores saem mais confiantes e convencidos de que o Gestar contribui para o aprimoramento teórico e prático, e consequentemente melhor rendimento dos alunos.
O estudo dos TP, depoimentos, contribuições, socialização das experiências são momentos preciosos e muito valorizados pelas cursistas.
Nesta oficina tivemos muitos relatos com práticas de leitura e escrita. Conhecer o que os alunos leem e o acesso à literatura visa rememorar as experiências dos alunos com a leitura e o contato com o texto literário. Partindo da oralidade até a produção escrita de histórias de leitura e a prática de falar esse assunto na escola, chegando a "Ciranda da leitura", cujo objetivo é aproximar os alunos dos textos e obras literárias.
"Ler para gostar" visa despertar o interesse e apreço pela leitura literária. Os alunos escolhem o livro a ser lido e a forma para apresentá-lo, oral e por escrito e promovem um "Palanque literário".
Investigando o texto. Com base em imagens e um roteiro os alunos criam "histórias malucas".
O espaço da poesia. Os alunos produzem "Retratos poéticos".
Todas as práticas relatadas pelos professores contemplam o desenvolvimento de atividades de produção textual, considerando as etapas planejamento, revisão e edição.

Oficina Livre

Dia 24/08/09, o encontro foi para revisar alguns projetos e confecção de materiais didáticos.