Todas as experiências são aprendizados! Neste memorial escolhi escrever sobre alguns que ajudaram a me constituir como pessoa que sou hoje.
Refletindo o que diz Bosi (1995) :
"Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com
imagens e idéias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho."
No ano de 1976 iniciei o curso de magistério. Muita espectativa, preparação, estudo e dedicação. As aulas do estágio representavam um sofrimento, porém me saí bem e fui elogiada pelos professores.
Concluí o curso do magistério no ano de 1978. Logo comecei a lecionar como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola multisseriada. Trabalhando com as quatro séries e fazendo todo trabalho, desde professora, merendeira, limpeza. Foi um trabalho árduo em que aprendi e cresci muito.
Sentindo necessidade de continuar os estudos, em 1979, fui em busca da Faculdade de Letras, Licenciatura Curta, pela FUNDESTE, Chapecó, regime especial de férias, pois precisava trabalhar e morava distante para frequentar diariamente. Concluí o curso em 1983.
No ano seguinte, prestei concuso para o Magistério Público Estadual, onde com grande satisfação fui aprovada. Tomei posse em 1985, na E.E.B. Hildo Meneguett, em Passo de Torres, SC, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental,nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. A escola era distante e de difícil acesso para mim. Viajar de ônibus um trecho, mais quarenta minutos a pé, sair bem cedo de casa e retornar tarde. Trabalhei durante um ano e pedi remoção para uma escola, um pouco mais perto.
Em 1986 fui lecionar em Araranguá, E.E.B. Otília da Silva Berti. Permaneci durante seis meses e surgiu uma vaga, em uma escola em Sombrio,SC, cidade onde morava, na época, e ainda moro. Não vacilei. Entrei com outro pedido de remoção. O mesmo foi aceito. Então passei a atuar na E.E.B. Gov. Irineu Bornhausen, com 20 horas semanais. Fiz complementação de carga horária em outra escola, mais 20 horas, no mesmo município.
Em 1991, recebi o convite para atuar no NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo). Aceitei o desafio e permaneci por quatro anos. Foi uma experiência muito válida e gratificante. Neste mesmo período, em um outro turno, trabalhei com o Ensino Médio, em uma escola particular, IEMES. Vivenciei uma experiência, de certa forma, diferente das anteriores. Realidades distintas.Foi um trabalho enriquecedor, que contribuiu para meu aprimoramento profissional.
Em 1995, precisei retornar para minha escola de lotação, E.E.B. Gov. Irineu Bornausen. Estava inquieta e sentido vontade de complementar a graduação. Decidi então cursar a Licenciatura Plena em Letras pela UNISUL, Araranguá. Concluindo em1988.
Com espírito de mudança e vontade de descobrir novos conhecimentos iniciei o curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Educação pela UNESC, Criciúma.
Com o surgimento das Classes de Aceleração, em 2002, veio um novo convite, ser articuladora da Classe de aceleração em minha escola. Foi um trabalho maravilhoso, com excelente resultado.
A minha tragetória profissional foi, e sempre será marcada por desafios. A Poética de Neruda traduz com proximidade os meus sentimentos e pensamentos relacionados ao crescimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.
" Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
Repetindo todos os dias os mesmos trajetos,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece."
Aprendi durante os anos de minha tragetória, com os estudos, vivências e experiências que é preciso tirar as amarras de um olhar comum e se vestir de um olhar pensante curioso diante do mundo. E pensando assim que estou disposta a enfrentar outro grande desafio, o Programa Gestar II. Terei um constante exercício de reflexão e busca de aprimoramento para realizar este programa com sucesso.
O mundo está em constante transformação e evolução, cabe a nós educadores, professores acompanharmos essas mudanças com um olhar sensível e crítico.
Refletindo o que diz Bosi (1995) :
"Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com
imagens e idéias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho."
No ano de 1976 iniciei o curso de magistério. Muita espectativa, preparação, estudo e dedicação. As aulas do estágio representavam um sofrimento, porém me saí bem e fui elogiada pelos professores.
Concluí o curso do magistério no ano de 1978. Logo comecei a lecionar como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola multisseriada. Trabalhando com as quatro séries e fazendo todo trabalho, desde professora, merendeira, limpeza. Foi um trabalho árduo em que aprendi e cresci muito.
Sentindo necessidade de continuar os estudos, em 1979, fui em busca da Faculdade de Letras, Licenciatura Curta, pela FUNDESTE, Chapecó, regime especial de férias, pois precisava trabalhar e morava distante para frequentar diariamente. Concluí o curso em 1983.
No ano seguinte, prestei concuso para o Magistério Público Estadual, onde com grande satisfação fui aprovada. Tomei posse em 1985, na E.E.B. Hildo Meneguett, em Passo de Torres, SC, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental,nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. A escola era distante e de difícil acesso para mim. Viajar de ônibus um trecho, mais quarenta minutos a pé, sair bem cedo de casa e retornar tarde. Trabalhei durante um ano e pedi remoção para uma escola, um pouco mais perto.
Em 1986 fui lecionar em Araranguá, E.E.B. Otília da Silva Berti. Permaneci durante seis meses e surgiu uma vaga, em uma escola em Sombrio,SC, cidade onde morava, na época, e ainda moro. Não vacilei. Entrei com outro pedido de remoção. O mesmo foi aceito. Então passei a atuar na E.E.B. Gov. Irineu Bornhausen, com 20 horas semanais. Fiz complementação de carga horária em outra escola, mais 20 horas, no mesmo município.
Em 1991, recebi o convite para atuar no NAES (Núcleo Avançado de Ensino Supletivo). Aceitei o desafio e permaneci por quatro anos. Foi uma experiência muito válida e gratificante. Neste mesmo período, em um outro turno, trabalhei com o Ensino Médio, em uma escola particular, IEMES. Vivenciei uma experiência, de certa forma, diferente das anteriores. Realidades distintas.Foi um trabalho enriquecedor, que contribuiu para meu aprimoramento profissional.
Em 1995, precisei retornar para minha escola de lotação, E.E.B. Gov. Irineu Bornausen. Estava inquieta e sentido vontade de complementar a graduação. Decidi então cursar a Licenciatura Plena em Letras pela UNISUL, Araranguá. Concluindo em1988.
Com espírito de mudança e vontade de descobrir novos conhecimentos iniciei o curso de Pós-Graduação em Fundamentos da Educação pela UNESC, Criciúma.
Com o surgimento das Classes de Aceleração, em 2002, veio um novo convite, ser articuladora da Classe de aceleração em minha escola. Foi um trabalho maravilhoso, com excelente resultado.
A minha tragetória profissional foi, e sempre será marcada por desafios. A Poética de Neruda traduz com proximidade os meus sentimentos e pensamentos relacionados ao crescimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.
" Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito,
Repetindo todos os dias os mesmos trajetos,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece."
Aprendi durante os anos de minha tragetória, com os estudos, vivências e experiências que é preciso tirar as amarras de um olhar comum e se vestir de um olhar pensante curioso diante do mundo. E pensando assim que estou disposta a enfrentar outro grande desafio, o Programa Gestar II. Terei um constante exercício de reflexão e busca de aprimoramento para realizar este programa com sucesso.
O mundo está em constante transformação e evolução, cabe a nós educadores, professores acompanharmos essas mudanças com um olhar sensível e crítico.
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