quinta-feira, 30 de abril de 2009

Registro Reflexivo TP3

Encontros

Estamos constantemente aprendendo, mesmo quando ensinamos, estamos convivendo com situações que nos remetem a resolução de problemas. Estes, exigem estudo, preparo e novos conhecimentos.
Conhecer o saber que vem com o aluno e oportunizar condições para que o mesmo transforme o que aprendeu no seu dia-a-dia em saberes científicos é fundamental no processo de ensinar e aprender.
Desta forma, estou sempre em busca de novos conhecimentos e experiências para tornar as aulas mais significativas, visando melhorar a aprendizagem de meus alunos, e também contribuir para que outros professores melhorem suas práticas pedagógicas. Eis aqui alguns dos motivos que me levaram a estar neste programa de formação continuada, o gestar II.
Logo após o curso em Treze Tílias, a coordenadora pedagógica, Cleuza, reuniu os formadores para definir os planos e preparo da aula inaugural, a 1ª oficina introdutória. Houve empenho e muita dedicação.
No primeiro encontro houve muitos questionamentos e momentos de ansiedade pelos cursistas, que foram contornados com as colocações da coordenadora e formadores.
Próximo passo, a 2ª oficina introdutória. Estudo, preparação, textos, dinâmica para motivar e integrar o grupo.
Chegou o dia, todo o material preparado, recursos, estratégias para tornar a aula atrativa,
dinâmica e fazer com que todos os cursistas participassem e interagissem, usando técnicas de trabalho individual e em grupos. No final, saí contente e satisfeita, pois senti que eles estavam interessados.
Trabalhei somente uma parte do TP 3, unidades 9 e 10, pois as unidades seguintes ocorrerá no próximo encontro, dia 11/05/09. Procurei seguir as intruções recebidas no curso, instigando, fezendo leituras, apresentando síntese em data-show, esclarecendo dúvidas e oportunizando momentos de troca de conhecimentos.
A oficina1 foi produtiva, todos participaram dos trabalhos com afinco e interesse. Teve momentos de relatos de experiências. Uma delas, bem interessante. A professora expõe as produções textuais dos alunos em murais e também criou um blog parapublicar as produções. "É uma experiência positiva que vem dando certo e atraindo o público alvo, o aluno. Ele se sente motivado para produzir e ler as produções dos colegas." Relatou a cursista. Achei ótima a sugestão.
Todos consideraram o material, TPs e AAA ricos, com sugestões bem diversificadas e estão com boas espectativas em relação ao programa.
Algumas dificuldades relatadas são: pouco tempo para estudo e para o desenvolvimento e conclusão das atividades do TP, já que os mesmos apresentam uma carga horária cheia e os encontro são seguidos, semanais e ou quinzenais. Outro ponto é a falta de recurso materiais nas escolas. Eles usam de muita criatividade para superar estas carências.
A cada encontro me sinto mais realizada e motivada para a realização da oficina seguinte.

2 comentários:

  1. Oi professora, dei uma lida no seu trabalho e posso afirmar que os nossos encontros tem sido significativo. O que eu achei muito interessante é a nossa troca de experiências. Já que comentaste sobre o blog da nossa escola, entre na nossa página. Nós estamos postando o projeto memórias da escola.
    http://jornalsosecologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Fiquei encantada com o tabalho que vocês vem desenvolvendo. Este é realmente o caminho, oportunizar formas de aprenizagem motivadoras que levem os alunos a participação e interação.

    ResponderExcluir