O guia geral apresenta cinco unidades, distribuídas em seções. Tem como objetivo construir uma proposta de trabalho participativa e interativa, orientando na compreensão do Programa Gestar II, construção coletiva da proposta pedagógica, implementação e definição dos papéis dos atores do Gestar.
O Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II tem como característica a formação continuada semipresencial para professores de Língua Portuguesa e Matemática das séries finais do Ensino Fundamental. O objetivo é a melhoria do processo ensino aprendizagem, focalizando a atualização dos saberes, através de estudos e de acompanhamento de práticas pedagógicas. Tem como base os Parâmetros Nacionais Curriculares.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e alunos, melhorando a capacidade de compreensão e interpretação sobre a realidade sócio cultural.
A formação semipresencial é fundamentada pela teoria e pelos pressupostos da educação a distância, oferecendo estratégias de estudo individual, através dos cadernos teórico-práticos e inclui encontros presenciais.
A formação continuada será desenvolvida pelos cursistas, ao longo de um ano, por meio de estudos individuais dos cadernos de TP, de oficinas, e acompanhamento pedagógico que serão coordenados pelo formador.
Sistema de avaliação do programa:
* Avaliação do desempenho dos alunos : diagnóstica e processual.
* Avaliação e desempenho dos professores: Processo formativo, permanente e contínuo, através da frequência nos encontros presenciais, lição de casa, auto avaliação, apresentação do projeto e relato do mesmo.
A proposta pedagógica do Gestar basea-se na concepção sócio-construtivista, em que o professor é o mediador e coloca o aluno em contato com o conhecimento construído historicamente.
Objetivo Geral do gestar II de Língua Portuguesa:Possibilitar ao professor de 5ª a 8ª séries um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção de diferentes textos, visando à inserção dos alunos na sociedade.
O sistema instrucional é constituído pelo material de ensino e suas estratégias de implementação.
Estrutura dos cadernos de Língua Portuguesa :
*Título da unidade e autor.
* Iniciando nossa conversa.
* Definindo nosso ponto de chegada.
* Seções.
* Atividades.
* Indo à sala de aula.
* Avançando na prática.
* Importante.
* Recordando.
* Resumindo.
* Bibliografia.
* Leituras sugeridas.
* Ampliando nossas referências.
* Correção das atividades.
* Lição de casa.
* Oficinas.
Carga horária do programa:
* Estudos individuais 120 h
* Estudos coletivos e oficinas 80 h
* Lição de casa ou socializando 60 h
* Elaboração do projeto 40 h .
A formação continuada deverá ser organizada em pólos de formação.
Atribuiçoes e resposabilidades do formador:
* Planejar, participar, realizar acompanhamento e executar as sessões presenciais;
* Acompanhar ou orientar estudos individuais;
* Listar dificuldades, sugerindo medidas de correção;
* Avaliar o desempenho do professor;
* Manter o coordenador do curso informado, através de relatos.
O Gestar II é um programa aberto, que conta com a construção coletiva dos professores, coordenada pelos formadores, gerando autonomia dos mesmos.
Os cadernos de atividade de apoio à aprendizagem oferecem situações didáticas para serem aplicados em sala de aula, para o replanejamento ou complementação do plano de aula.
domingo, 12 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário